top of page
Call for papers

Reconhecendo a pluralidade dos estudos museológicos, o VI Fórum Ibérico pretende contribuir para a discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, em diversas geografias e contextos do panorama ibero-americano.

 

Aceitam-se propostas com abordagens históricas dos museus e da museologia, assim como as que contribuam para um entendimento contemporâneo da relação dos museus com a sociedade. São bem-vindas apresentações que, tendo como objeto de estudo os museus, tragam novos pontos de vista, o cruzamento de olhares interdisciplinares e o diálogo entre investigadores em diferentes fases do seu percurso académico e profissional.

 

Convidamos académicos, investigadores e profissionais de museus a apresentar propostas de comunicação de 20 min., em formato presencial, em português ou espanhol. Sugerem-se alguns tópicos, ainda que não sejam exaustivos:

 

História dos museus e da museologia 

História das coleções

História das exposições

História de museus

Biografia de objetos

Biografia de personalidades

 

Museologia contemporânea

Inclusão e acessibilidade

Educação, mediação e participação cultural

Transformação digital

Sustentabilidade (ambiental, económica, social, cultural)

Descolonização e memória

Museus e género

 

Envio de propostas de comunicação

As propostas devem incluir: indicação do eixo temático em que se insere, nota biográfica do/a autor/a (não mais de 150 palavras), título e resumo (até 500 palavras). O resumo deve apresentar o tema e o principal argumento, demonstrar qualidade científica, fazendo referência ao seu enquadramento teórico, metodologias e principais contributos. Uma breve lista de referências bibliográficas (não mais de 10) deve ser também apresentada.

 

Aceitam-se comunicações em português e espanhol.

As propostas devem ser enviadas para: vi.forum.iberico@gmail.com

Calendário

12 de Setembro 2022 – data limite para receção de propostas

7 de Outubro 2022 – notificação de aceitação de propostas de comunicação

15 de Outubro 2022 – divulgação do programa final

24-25 Novembro 2022 – VI Fórum Ibérico Estudos Museológicos

31 Janeiro 2023 – data limite para envio de propostas de textos

 

Publicação

Os autores são convidados a submeter propostas de textos para publicação. Os textos serão selecionados mediante processo de arbitragem científica e serão publicados num número especial da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares no primeiro semestre de 2023.

 

bottom of page